Drenagem linfática pós operatório

A drenagem linfática manual é indispensável no pós-operatório e que deve ser feita pelo menos 48 horas após a cirurgia. Quanto mais precocemente iniciada a drenagem linfática, menor a probabilidade do acúmulo de líquidos no local e mais rápida a recuperação do pacient

A massagem faz com que a pele recupere o aspecto mais saudável e normal, pois a técnica tem como objetivo captar o líquido intersticial e fazer com que ele volte à circulação sanguínea, através dos movimentos suaves, lentos e rítmicos que promovem a desintoxicação dos tecidos e melhora da oxigenação e da nutrição celular.

A drenagem diminui a probabilidade de fibrose. Mas é importante lembrar que todos os procedimentos indicados no pós-operatório necessitam da permissão do cirurgião plástico. Portanto, devem-se seguir rigorosamente as orientações dados por ele.

Geralmente, são indicadas de 10 a 20 sessões de drenagem linfática na primeira fase após a cirurgia. Mas, quem avaliará a necessidade de mais ou menos sessões é o seu médico, conforme a evolução do seu pós-cirúrgico.

Scroll to Top